PROJETO “NÍSIA FLORESTA VIVE” LEVA A HISTÓRIA DE NÍSIA FLORESTA PARA ESCOLAS PÚBLICAS POTIGUARES

O projeto “Nísia Floresta Vive” irá percorrer escolas públicas do estado, levando a exibição do curta-metragem “Dionísia, Poema Além da Floresta”, além de um bate-papo sobre a escritora, poetisa e educadora Nísia Floresta. As ações – que acontecerão em municípios que ficam na região onde viveu Nísia Floresta: Nísia Floresta, Parnamirim, São José do Mipibu, Arês, Monte Alegre, Goianinha, Tibau do Sul, Macaíba e Vera Cruz – contarão com a presença do diretor do filme, Nilson Eloy e dos produtores, Davi Revoredo e Thalita Vaz, além de um ator do elenco e as pesquisadoras em Nísia Floresta, Monalisa Carrilho, Rejane Souza e Udymar Pessoa, que se revezarão nos encontros. As atividades Serão realizadas com 2 exibições no município de Nísia Floresta e 1 em cada um dos municípios restantes, em um total de 10 exibições.

O objetivo da iniciativa é disseminar para os jovens dessas localidades quem foi Nísia Floresta. Sua luta contra as injustiças no Brasil daquela época serve de inspiração para o enfrentamento dos problemas sociais que persistem na sociedade brasileira atualmente, promovendo a identificação, além de valorizar e fortalecer a cultura do nosso estado.Apesar das lutas travadas por Nísia Floresta em sua época, alguns problemas ainda permanecem longe de terem sido realmente resolvidos. As injustiças permanecem, e precisamos lutar contra elas todos os dias. Nesse sentido, sua história merece ser sempre contada e constantemente lembrada, principalmente em uma linguagem que tem o poder de ser facilmente difundida em qualquer parte do mundo e de gerar maior identificação com o público . Nísia Floresta foi uma grande educadora e pioneira, principalmente, na luta pelo direito ao ensino das mulheres.

O projeto segue os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 – Educação de qualidade – o projeto irá dar acesso para crianças de localidades rurais e distantes dos grandes centros urbanos a uma produção audiovisual feita por profissionais potiguares e que fala sobre uma grande personalidade do nosso Estado, corroborando para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade ; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico – Através da geração de trabalho e renda para todos os profissionais envolvidos diretamente ao projeto e da contratação de serviços locais, contribuindo para o aquecimento da economia desses pequenos negócios; ODS 17- Parcerias e meios de implementação – em parceria com a Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo, auxiliando assim na promoção de parcerias público-privadas na mobilização de recursos financeiros e intelectuais para sua realização, como também promove parceria com as escolas da rede pública de ensino e secretarias de educação dos municípios contemplados; e ODS 3 – SAÚDE E BEM ESTAR – visto que fazer atividades prazerosas, como no caso, experienciar o cinema, são importantes para a saúde do indivíduo.

“Nísia Floresta Vive” é patrocinado pela Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia através do Programa Câmara Cascudo mecanismo de fomento à cultura do Governo do Estado, com realização da Com Arte Cultural.

Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário