Viaduto do Aristófanes Fernandes deve ser entregue no mês de junho

José Aldenir / Agora RN
Próximo estágio das obras será a pavimentação, incluindo a passagem superior

Erguido na altura do Parque Aristófanes Fernandes, onde acontece anualmente a tradicional Festa do Boi, o novo viaduto sobre a BR-101 em Parnamirim deverá ser entregue à população em junho. A previsão é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que está perto de finalizar as estruturas de concreto e de contenção do novo viaduto e os serviços de terraplenagem. Segundo o órgão, essa etapa está 98% concluída.

O próximo estágio da obra será a pavimentação, incluindo a passagem superior e as alças de retorno. O DNIT informa que o andamento dessa etapa depende das condições climáticas. Ou seja, caso as chuvas continuem intensas na região, a conclusão do serviço poderá ser adiada.

O viaduto nas imediações do Parque Aristófanes Fernandes compõe um pacote de obras de mobilidade na BR-101 entre as cidades de Natal e Parnamirim. O conjunto de intervenções está orçado em R$ 168 milhões – só o do Parque Aristófanes custará R$ 11,2 milhões. Todos os recursos estão assegurados pelo programa federal Avançar – que sucedeu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O último equipamento a ser entregue pelo DNIT foi a restauração do túnel que dá acesso à avenida das Alagoas, em Neópolis. Esse serviço foi encerrado em fevereiro deste ano. Além do túnel, já foi finalizada a trincheira nas proximidades do acesso à avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, em setembro de 2018. Antes disso, outra trincheira (na altura do IFRN Parnamirim) e quatro outros viadutos foram concluídos – dois em Natal (em Neópolis e na altura do acesso à avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim) e dois em Parnamirim (Emaús e Cohabinal).

Além das trincheiras e dos viadutos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também vai instalar cinco passarelas de pedestres entre Natal e Parnamirim.

A primeira, de acordo com o órgão, será em Emaús, próximo ao Super Fácil Atacado. O projeto contempla também 52 abrigos de paradas de ônibus e a requalificação das marginais.

Obras do viaduto alteram trânsito na região central de Parnamirim

Com as obras na BR-101, o trânsito na região central de Parnamirim passou por mudanças. O principal acesso ao Centro da cidade para quem transita na rodovia no sentido Natal/Parnamirim, pela avenida Tenente Medeiros, está fechado. Como rotas alternativas, os motoristas podem chegar ao Centro pelas ruas Edgar Dantas e Getúlio Vargas, além de terem a possibilidade de fazer o retorno no viaduto da Cohabinal e, em seguida, acessarem a rua Clementino Câmara.

Além disso, todo o fluxo da rodovia está sendo desviado para as marginais, o que tem provocado lentidão na BR-101. O reflexo tem sido sentido em vias locais como a avenida Everaldo Breves e as ruas Edgar Dantas, Getúlio Vargas e Tenente Aurélio.

O objetivo das obras na via é dar mais fluidez ao trânsito, eliminando a maioria dos semáforos da região. Com o viaduto do Parque Aristófanes Fernandes, a entrada da cidade pela avenida Tenente Medeiros terá acesso livre, sem retenções.

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário